Obras na ETE iniciam na segunda 2, afirma Copasa

sábado, 30 de setembro de 2017

Os vereadores que participam da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o cumprimento do contrato da Companhia de Saneamento (Copasa) com a Prefeitura de Divinópolis estiveram, na tarde desta sexta-feira, 29, no terreno onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itapecerica para começar os trabalhos da CPI. A visita foi acompanhada pelo superintendente operacional no Centro-Oeste, João Martins. Ele anunciou que as obras deverão começar na próxima segunda-feira, 2, pela construtora Artec S/A.

De acordo com João Martins, a Copasa pretende tratar 100% do esgoto na cidade. O canteiro de obras principal planejado pela empresa para a execução da obra será no terreno da ETE no bairro Candelária, no encontro do Itapecerica com o rio Pará. Porém, haverá várias frentes de trabalho em diversos pontos da cidade e o planejamento prevê interceptores em todos os córregos do município.

– Na última reunião que tivemos com os vereadores foi explicado que o normal desse tipo de obra é começar a fazer os interceptores do último ponto, que é no Belvedere, e vir até aqui na estação. Porém dadas as condições atuais de atrasos no cronograma, nós iremos inverter o planejamento e os interceptores irão começar daqui do Candelária, subindo até o Belvedere. Conforme as obras forem avançando, tudo que existir de lançamento de esgoto nesses caminhos nós passaremos a interceptar, criando um lançamento provisório. Desde então, a população que mora nessas regiões já começou a sentir o benefício, sem o mau cheiro, sem o retorno de esgoto e sem a sujeira – explica o superintendente.

Empresa na cidade

João Martins disse aos parlamentares que esteve em Brasília há uma semana para participar de reunião na Artec S/A para traçar o início das obras. Ele reforçou que funcionários da empresa já estão em Divinópolis se preparando para começar as obras nesta segunda-feira.

Além dos vereadores Ademir Silva (PSD), Cleitinho Azevedo (PPS), Sargento Elton (PEN) e Zé Luiz da Farmácia (PMN), membros da CPI da Copasa, também participaram o vereador Renato Ferreira (PSDB), da Comissão de Saúde e meio Ambiente Cleitinho Azevedo (PPS), e o deputado estadual Fabiano Tolentino.

A comissão foi instituída na Câmara no dia 14 de setembro para investigar o cumprimento das responsabilidades contratuais por parte da Copasa. Começaram os trabalhos de análise dos termos aditivos e das cláusulas estabelecidas nos contratos de concessão desses serviços essenciais. O próximo passo dos parlamentares será o começo das oitivas de depoimentos da Copasa, marcados para o dia 9 de outubro próximo, a partir das 13h30, no plenário da Câmara.

Presidente da Copasa

Em reunião ontem (29) em Belo Horizonte com o deputado Jaime Martins (PSD), os vereadores Edson Sousa (PMDB), Janete Aparecida (PSD) e Rodrigo Kaboja (PSD) e a presidente da Copasa, Sinara Inácio Meireles Chenna, ela ratificou anuncia o início imediato das obras da ETE. A partir da próxima, segundo ela, máquinas iniciam as atividades e garantiu que soluções para os recursos hídricos já foram estruturadas.
Ricardo Welbert

sábado, 30 de setembro de 2017

0 Comentários:

Postar um comentário

Translate

  © Blogger Brownium criado por Ourblogtemplates.com - Adaptação e edição por Flávio Flora 2017

Voltar ao INÍCIO