Faltando menos de um ano para ser entregue, obras da ETE Itapecerica são retomadas

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

No início do ano, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) prometeu a entrega das obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Itapecerica (ETE Itapecerica) para agosto de 2018. Após mais de um ano parados, os trabalhos foram retomados e os caminhões já estão trabalhando no local. Faltando menos de um ano para o término do prazo estabelecido, os trabalhos ainda estão em fase de terraplanagem. As obras foram retomadas após a assinatura da ordem de serviço, em reunião entre o prefeito Galileu Machado e o diretor da Companhia, Frederico Delfino, no último dia 3.

O primeiro contrato da empresa com o Município estabelecia o prazo para entrega da estação em dezembro de 2016, entretanto, a partir daí, diversos adiamentos e pausas nas obras foram acontecendo. Na época, em entrevista ao Jornal Gazeta do Oeste, o Diretor de Operação Sul, Frederico Lourenço Ferreira Delfino, definiu dois fatores como responsáveis pelos atrasos. “O primeiro foi na fase do processo de contratação da Parceria Público-Privada (PPP), pois houve questionamento do segundo colocado no processo de licitação, e aí teve ação na Justiça, e até o desenrolar dessa ação, nós tivemos de ficar com o processo suspenso”, explicou.

O segundo fator justificado na época foi a cassação das licenças ambientais da Copasa para construção da ETE no bairro Candelária. De acordo com as informações, a empresa teve de reiniciar a documentação para licenciamento ambiental e aguardar aprovação, gerando um novo atraso.

ETE

Com investimentos na média de R$ 140 milhões, as obras contemplam a implantação de redes coletoras e interceptoras, 13 estações elevatórias de esgoto, além da ETE em Ermida.

A empresa promete o tratamento de 100% dos esgotos coletados ao final das obras, juntando a ETE do Rio Pará e as ETEs em Divinópolis e Ermida.

PREFEITURA

A retomada das obras foi dada após o prefeito Galileu Teixeira Machado assinar, no início do mês, a ordem de serviço autorizando o reinício dos trabalhos, após a empresa apresentar o organograma para retorno das operações na Estação de Tratamento de Esgoto.

Além de cobrar os prazos para conclusão das obras e exigir providências sobre os problemas de falta d’água no município, a Prefeitura informou que o não cumprimento dentro do tempo determinado permitirá o repasse do Município junto à Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae).

COPASA

Em nota, a Copasa reafirmou o compromisso pactuado com o Município de conclusão das obras em 2018.
Juliana Lelis

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

0 Comentários:

Postar um comentário

Translate

  © Blogger Brownium criado por Ourblogtemplates.com - Adaptação e edição por Flávio Flora 2017

Voltar ao INÍCIO